Sobrecarga de trabalho pode causar rescisão indireta ?
- advanaliavicente
- 14 de nov. de 2023
- 1 min de leitura

A sobrecarga de trabalho é o excesso de trabalho, com jornadas de trabalho muito longa, prazos curtos, com cobranças excessivas por parte do empregador, sem o repouso necessário.
Na prática, é comum o trabalhador se submeter a todas as situações impostas por necessitar do trabalhado, até chegar a exaustão, e decidir pedir demissão, ou então, ser forçado a pedir demissão.
Essa sobrecarga de trabalho pode inclusive prejudicar a integridade física e psíquica do trabalhador, podendo adquirir doenças por conta do excesso de trabalho.
Como, por exemplo, doenças ocupacionais, seja pelo excesso de peso, ou síndrome de Burnout, por conta do distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante.
Tais situações causam grande desgaste físico e mental ao trabalhador, fazendo com que prefira até mesmo pedir demissão, do que ter de continuar trabalhando na empresa.
Por este motivo, você tem direito a rescisão indireta do contrato de trabalho, por conta da sobrecarga excessiva de trabalho que vem sofrendo. Sendo necessário comprovar ao juiz toda essa sobrecarga que você está sofrendo.
Com a rescisão indireta do contrato de trabalho, é você quem tem o poder na mão, e demitir a empresa/patrão, por conta das irregulares que você vem sendo obrigado a suportar, recebendo todos os seus direito, igual uma demissão sem justa causa, recebendo inclusive o seguro desemprego, e saque total do FGTS.
Portanto, a sobrecarga excessiva no trabalho é, sim, causa para rescisão indireta do contrato de trabalho.
E você sofre com a sobrecarga excessiva no trabalho?
Comments